Santa Comba Dão recebeu conferência «Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?»

Pelas 16 horas do passado Domingo, dia 11 de Março, o Cine-Teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão foi palco da iniciativa “Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?”, uma organização da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através do seu Sector Cultural, com vista à comemoração do Dia Internacional da Mulher que se assinalou a 08 de Março.

João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, esteve presente nesta iniciativa que se realizou após a cerimónia de inauguração da exposição de pintura e desenho “Ser Mulher” da autoria de Inês Massano e que serviu de suporte a esta conferência.

“Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?”, moderado por Salvador Massano Cardoso, contou com as participações de Pedro Leitão – Padre, José Luís Figueiredo – Advogado, Fernando Jorge Costa – Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Pedro Jorge Coelho – Sociólogo.

Ao longo desta conversa informal, com a qual se pretendia constituir um espaço de reflexão e de discussão sobre a condição feminina, os oradores foram partilhando as suas visões e opiniões sobre a mulher, como esta é definida com base na sua vivência e profissão e qual o seu papel na sociedade actual.

Pedro Leitão, Padre no concelho de Santa Comba Dão, foi o primeiro a tomar a palavra partilhando com o público presente passagens da Bíblia que dão conta da evolução da caracterização da mulher ao longo dos tempos fazendo referência, sobretudo, aos temas da igualdade entre homem e mulher, às diferenças entre as funções de cada género, à igualdade de direitos consagrados nos Mandamentos, ao divórcio, ao adultério e à comparação equalitária total, princípio base da solidariedade.

Numa segunda parte da sua intervenção, o pároco abordou a História da Igreja e das mulheres influentes como Teresa de Ávila, Teresa do Menino Jesus – Doutoras da Igreja –, Santa Brígida da Cruz, Santa Brígida da Suécia – Padroeiras da Europa e Catarina de Sena, detentora dos dois títulos.

Para concluir, referiu que é à mulher que cabe o papel de ensinamento da doutrina cristã através da catequese e da divulgação da fé, sendo o sexo feminino aquele que assiste às missas com mais frequência.

José Luís Figueiredo, advogado, focalizou a sua participação na evolução e conquista dos direitos das mulheres como, o direito à maternidade, a igualdade laboral ou o exercício de cargos na administração pública, direitos consagrados após o 25 de Abril de 1974.

Referiu, com recurso a exemplos práticos, que, embora os direitos conquistados pelo sexo feminino sejam reconhecidos pela lei, não significa que sejam gozados plenamente, nomeadamente, nos meios rurais mais pequenos onde, nem sempre a sociedade os reconhece.

Na sua abordagem, José Luís Figueiredo, reconheceu que a mulher é um mistério, um ser complexo e difícil de caracterizar, realçando o seu papel preponderante na sociedade que se reveste de diversas funções como: gestora do lar, profissional, mãe, esposa.

Fernando Jorge Costa, Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, iniciou a sua intervenção referindo que: “a mulher é um ser tão complexo que merece uma especialidade só para ela”, uma vez que, em termos fisiológicos, a evolução feminina pressupõe uma adaptação que implica particularidades como a gravidez e a capacidade orgânica de recuperação completa e rápida da mulher e a aptidão inata para criar, educar e cuidar, aptidão que, segundo o médico, o homem não possui.

Numa segunda fase da sua intervenção, Fernando Jorge Costa, partilhou com os presentes imagens marcantes da sua profissão como, por exemplo, os sentimentos e emoções sentidos aquando da primeira consulta da mulher, o momento do nascimento de uma criança, a relação entre mãe e filho quando se vêm e tocam pela primeira vez, mas também aspectos negativos como o contacto com uma doente oncológica ou a morte de um recém-nascido.

O médico concluiu a sua intervenção mencionando que ser mulher é perspectiva de melhoria, de progresso e de vantagem.

Pedro Jorge Coelho, Sociólogo, o último orador da tarde, abordou a evolução da condição feminina numa perspectiva histórica salientando que a, ao longo dos tempos, mulher é vista pela sociedade para gerir a família e o lar, desempenhando tarefas desprestigiantes para a sua condição, afirmando que, no Antigo Regime: “a melhor mulher seria aquela que não falasse”.

A nível sociológico, Pedro Jorge Coelho, afirmou que o homem dedica cerca de nove horas semanais às tarefas domésticas enquanto que a mulher dedica cerca de 25 horas à gestão do lar, o que revela a capacidade de reacção e de demonstração de valor do sexo feminino e da força da natureza que lhe é inata e permite o desempenho de múltiplas tarefas.

Para o sociólogo, esta capacidade permite a demonstração de qualidades que permitem ao sexo feminino desempenhar serviços, funções e tarefas, tradicionalmente destinadas ao sexo masculino como, por exemplo a condução de veículos pesados ou a execução de trabalhos de mecânica.

Concluiu a sua intervenção revelando que a mulher é mais humana do que o homem e cada vez mais bem-vinda a funções diferentes na sociedade, pois é um ser activo, respeitado e de coragem que deve continuar a lutar pelos seus direitos.

No final das intervenções seguiu-se um período de intervenção do público.

Artigos Relacionados
Conferência «Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis» em Santa Comba Dão

Conferência «Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis» em Santa Comba Dão

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através do seu Gabinete do Investidor, irá promover uma conferência sobre “Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis”.A conferência contará com a presença, como ...
Conferência «Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?» em Santa Comba Dão

Conferência «Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?» em Santa Comba Dão

A 11 de Março, Domingo, o Cine-Teatro da Casa da Cultura em Santa Comba Dão será palco de uma conferência subordinada ao tema: Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?.Organizada pela Câmara Municipal, at...
PS Viseu promove Conferências de Verão em S. Pedro do Sul

PS Viseu promove Conferências de Verão em S. Pedro do Sul

A Federação Distrital de Viseu do Partido Socialista, em colaboração com a concelhia de São Pedro do Sul, realiza de 29 de Julho a 1 de Agosto, as Conferências de Verão, onde se promoverá uma jornada ...
Conferência «Neurodesenvolvimento e Autismo» no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Conferência «Neurodesenvolvimento e Autismo» no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

[caption id="attachment_21470" align="alignleft" width="249"] Hospital de Viseu[/caption]Os Internos do Ano Comum e o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu promovem no próximo sábado...
Conferência “Envelhecer no Séc XXI” em Vila Nova de Paiva

Conferência “Envelhecer no Séc XXI” em Vila Nova de Paiva

A conferência "Envelhecer no Séc. XXI, os Novos Desafios para as Instituições", terá lugar dia 26 de Junho, pelas 13 horas, no Auditório Municipal Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva.A conferência é...
Santa Comba Dão: encontrado morto jovem de que desapareceu no rio Dão

Santa Comba Dão: encontrado morto jovem de que desapareceu no rio Dão

Um jovem de 20 anos que desapareceu na segunda-feira no rio Dão, no concelho de Santa Comba Dão, distrito de Viseu, foi hoje encontrado morto por volta das 00:30, disse à Lusa o Comando Distrital de O...
Deputados do PS Viseu questionaram governo sobre base permanente de helicópteros de Santa Comba Dão

Deputados do PS Viseu questionaram governo sobre base permanente de helicópteros de Santa Comba Dão

Os deputados do PS eleitos por Viseu, Acácio Pinto, José Junqueiro e Elza Pais questionaram a ministra da administração interna relativamente à denúncia unilateral a partir de 14 de Outubro da base de...
Santa Comba Dão no Posto de Turismo de Vila Nova de Paiva

Santa Comba Dão no Posto de Turismo de Vila Nova de Paiva

Até ao dia 30 de Maio poderá visitar a exposição "Um olhar sobre...Santa Comba Dão" no Posto de Turismo | Loja TERRAS de Vila Nova de Paiva , fruto de um intercâmbio entre Vila Nova de Paiva e Santa C...
Câmara de Santa Comba Dão quer helicóptero para transporte de doentes que substitua Kamov

Câmara de Santa Comba Dão quer helicóptero para transporte de doentes que substitua Kamov

O presidente da Câmara de Santa Comba Dão defendeu ontem que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) deve colocar no concelho um helicóptero para substituir o Kamov da Autoridade Nacional de ...

Deixe um comentário

*

Empresas Mais
Zé da PinhaBrites MotoresJSF Estores
Euro ViseuLoja das Ajudas Técnicas
promotorD DuarteDifapauto
Correia Marquesmr-creativePublicite2

Motores
Opinião
Video
Viseu Cidade de Viriato
Liga-te
Click para ver o tempo em Viseu, Portugal
Votação

A ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Vilar Formoso pode vir a ser uma realidade. Qual a importância para Viseu deste eixo ferroviário?

Ver resultados

Loading ... Loading ...
Recent Posts

Festa das Vindimas de Viseu conta com doze quintas aderentes

Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, considera que o sucesso da primeira da festa...

CDU Viseu apresentou candidatos às eleições de 4 de Outubro

A CDU apresentou os seus candidatos às Eleições Legislativas de 4 de Outubro, pelo Círculo Eleitoral...

Nelas: Jantar Vínico junta Vinho do Dão e Bacalhau

Volta a repetir-se, na Feira do Vinho do Dão, aquele que pretende assumir-se como uma tradição deste...

Museu do Caramulo lança crowdfunding para salvar o “Messi”

O Museu do Caramulo anunciou o lançamento da sua primeira acção de crowdfunding, intitulada “Salvem...

Expodemo com espectáculo áereo cheio de sensualidade e sedução

Vêm de Alicante, capital da província homónima, na Comunidade Valenciana, em Espanha. Os “Voalá...
Comentários Recentes
Tenho um neto, Guilherme Filipe Ávila A. Antunes, de quem tenho a tutela, a residir no Sátão e que transitou para o 5º. ano. Go
Não que tenha nada contra os animais, mas enquanto os associados sorriem para a fotografia a julgar que estão a fazer um grande fe
Fiz hoje com um grupo de amigos de Aveiro,o percurso da Rota dos Rios e das Levadas. Fantastico,não só pela beleza mas porque est
Estou a pensar, para o ano, em passar em Moimenta da Beira para descansar uns dias, pois já pensei no hotel. Comer e passear com o
Um futuro para o interior. Grande lata Sr. deputado, "saibamos estar à altura das nossas responsabilidades e não defraudemos as su
Indicadores