Santa Comba Dão recebeu conferência «Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?»

Pelas 16 horas do passado Domingo, dia 11 de Março, o Cine-Teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão foi palco da iniciativa “Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?”, uma organização da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através do seu Sector Cultural, com vista à comemoração do Dia Internacional da Mulher que se assinalou a 08 de Março.

João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, esteve presente nesta iniciativa que se realizou após a cerimónia de inauguração da exposição de pintura e desenho “Ser Mulher” da autoria de Inês Massano e que serviu de suporte a esta conferência.

“Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?”, moderado por Salvador Massano Cardoso, contou com as participações de Pedro Leitão – Padre, José Luís Figueiredo – Advogado, Fernando Jorge Costa – Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Pedro Jorge Coelho – Sociólogo.

Ao longo desta conversa informal, com a qual se pretendia constituir um espaço de reflexão e de discussão sobre a condição feminina, os oradores foram partilhando as suas visões e opiniões sobre a mulher, como esta é definida com base na sua vivência e profissão e qual o seu papel na sociedade actual.

Pedro Leitão, Padre no concelho de Santa Comba Dão, foi o primeiro a tomar a palavra partilhando com o público presente passagens da Bíblia que dão conta da evolução da caracterização da mulher ao longo dos tempos fazendo referência, sobretudo, aos temas da igualdade entre homem e mulher, às diferenças entre as funções de cada género, à igualdade de direitos consagrados nos Mandamentos, ao divórcio, ao adultério e à comparação equalitária total, princípio base da solidariedade.

Numa segunda parte da sua intervenção, o pároco abordou a História da Igreja e das mulheres influentes como Teresa de Ávila, Teresa do Menino Jesus – Doutoras da Igreja –, Santa Brígida da Cruz, Santa Brígida da Suécia – Padroeiras da Europa e Catarina de Sena, detentora dos dois títulos.

Para concluir, referiu que é à mulher que cabe o papel de ensinamento da doutrina cristã através da catequese e da divulgação da fé, sendo o sexo feminino aquele que assiste às missas com mais frequência.

José Luís Figueiredo, advogado, focalizou a sua participação na evolução e conquista dos direitos das mulheres como, o direito à maternidade, a igualdade laboral ou o exercício de cargos na administração pública, direitos consagrados após o 25 de Abril de 1974.

Referiu, com recurso a exemplos práticos, que, embora os direitos conquistados pelo sexo feminino sejam reconhecidos pela lei, não significa que sejam gozados plenamente, nomeadamente, nos meios rurais mais pequenos onde, nem sempre a sociedade os reconhece.

Na sua abordagem, José Luís Figueiredo, reconheceu que a mulher é um mistério, um ser complexo e difícil de caracterizar, realçando o seu papel preponderante na sociedade que se reveste de diversas funções como: gestora do lar, profissional, mãe, esposa.

Fernando Jorge Costa, Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, iniciou a sua intervenção referindo que: “a mulher é um ser tão complexo que merece uma especialidade só para ela”, uma vez que, em termos fisiológicos, a evolução feminina pressupõe uma adaptação que implica particularidades como a gravidez e a capacidade orgânica de recuperação completa e rápida da mulher e a aptidão inata para criar, educar e cuidar, aptidão que, segundo o médico, o homem não possui.

Numa segunda fase da sua intervenção, Fernando Jorge Costa, partilhou com os presentes imagens marcantes da sua profissão como, por exemplo, os sentimentos e emoções sentidos aquando da primeira consulta da mulher, o momento do nascimento de uma criança, a relação entre mãe e filho quando se vêm e tocam pela primeira vez, mas também aspectos negativos como o contacto com uma doente oncológica ou a morte de um recém-nascido.

O médico concluiu a sua intervenção mencionando que ser mulher é perspectiva de melhoria, de progresso e de vantagem.

Pedro Jorge Coelho, Sociólogo, o último orador da tarde, abordou a evolução da condição feminina numa perspectiva histórica salientando que a, ao longo dos tempos, mulher é vista pela sociedade para gerir a família e o lar, desempenhando tarefas desprestigiantes para a sua condição, afirmando que, no Antigo Regime: “a melhor mulher seria aquela que não falasse”.

A nível sociológico, Pedro Jorge Coelho, afirmou que o homem dedica cerca de nove horas semanais às tarefas domésticas enquanto que a mulher dedica cerca de 25 horas à gestão do lar, o que revela a capacidade de reacção e de demonstração de valor do sexo feminino e da força da natureza que lhe é inata e permite o desempenho de múltiplas tarefas.

Para o sociólogo, esta capacidade permite a demonstração de qualidades que permitem ao sexo feminino desempenhar serviços, funções e tarefas, tradicionalmente destinadas ao sexo masculino como, por exemplo a condução de veículos pesados ou a execução de trabalhos de mecânica.

Concluiu a sua intervenção revelando que a mulher é mais humana do que o homem e cada vez mais bem-vinda a funções diferentes na sociedade, pois é um ser activo, respeitado e de coragem que deve continuar a lutar pelos seus direitos.

No final das intervenções seguiu-se um período de intervenção do público.

Partilhar
Artigos Relacionados
Conferência «Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis» em Santa Comba Dão

Conferência «Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis» em Santa Comba Dão

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através do seu Gabinete do Investidor, irá promover uma conferência sobre “Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis”.A conferência contará com a presença, como ...
Conferência «Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?» em Santa Comba Dão

Conferência «Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?» em Santa Comba Dão

A 11 de Março, Domingo, o Cine-Teatro da Casa da Cultura em Santa Comba Dão será palco de uma conferência subordinada ao tema: Os Homens Dizem: O Que é Ser Mulher?.Organizada pela Câmara Municipal, at...
Ordem dos Enfermeiros realiza em Viseu conferência sobre novo modelo profissional

Ordem dos Enfermeiros realiza em Viseu conferência sobre novo modelo profissional

A Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) realiza quinta-feira, 30 de Outubro, em Viseu uma conferência para divulgar o seu Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP), que visa...
Conferência “Literacia e Acesso Livre à Informação no Século XXI” na ESSV

Conferência “Literacia e Acesso Livre à Informação no Século XXI” na ESSV

No âmbito das comemorações do seu 40º aniversário, a Escola Superior de Saúde (ESSV) do Instituto Politécnico de Viseu realiza no próximo dia 5 de Novembro o ciclo de conferências “Literacia e Acesso ...
Agricultura, climatologia e interior discutem-se em Vila Nova de Paiva

Agricultura, climatologia e interior discutem-se em Vila Nova de Paiva

Mário Gonzalez Pereira, docente da Universidade de Trás-os-Montes e especialista em matérias agroflorestais é um dos intervenientes na conferência “agricultura e climatologia” que a Rádio Escuro, a Pl...
Conferência agricultura e climatologia em Vila Nova de Paiva

Conferência agricultura e climatologia em Vila Nova de Paiva

A Rádio Escuro, a Planoclima e a revista Cacho promovem, no Parque Botânico Arbutus do Demo – em Vila Nova de Paiva, na manhã de 27 de Setembro uma conferência subordinada ao tema “agricultura e clima...
Quintas do Douro são tema das Conferências do Museu de Lamego

Quintas do Douro são tema das Conferências do Museu de Lamego

Criar um espaço anual de debate, partilha e divulgação da actividade científica desenvolvida em torno do território duriense continua a ser o objectivo das Conferências do Museu de Lamego/CITCEM. Na s...
Roda de instrumentos no Conservatório de Música e Artes do Dão

Roda de instrumentos no Conservatório de Música e Artes do Dão

Realizou-se no dia 7 de Junho mais uma roda de instrumentos destinado aos alunos do 4º Ano de escolaridade que pretendem frequentar o Curso Básico de Música em regime articulado e que frequentam as es...
Conferência sobre oportunidades de desenvolvimento decorreu em Nelas

Conferência sobre oportunidades de desenvolvimento decorreu em Nelas

Decorreu no dia 20 de Maio de 2014, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, a Conferência subordinada ao tema "O Turismo no território da ADD: oportunidades de desenvolvimento", organizada pela A...
Vouzela recebe conferência sobre educação estética e artística

Vouzela recebe conferência sobre educação estética e artística

Vouzela vai receber, no dia 31 de Maio, no Cine-teatro João Ribeiro, a primeira conferência do 3º Ciclo de Conferências subordinado ao tema “O papel da Escola na fruição dos universos culturais”, uma ...

Deixe um comentário

*

Empresas Mais
Zé da PinhaBrites MotoresJSF Estores
Euro ViseuLoja das Ajudas Técnicas
promotorD DuarteDifapauto
Correia MarquesYour Ad HerePublicite2

Motores
Parceiros
Opinião
Video
"Vox Visio – Coral" é um projecto criado em Viseu e direccionado para Crianças/Jovens, com idades compreendidas entre os 6 e 16 sem fins lucrativos.
Liga-te
Click para ver o tempo em Viseu, Portugal
Votação

Como acha que vai ser o mandato de Almeida Henriques na liderança da Câmara de Viseu?

Ver resultados

Loading ... Loading ...
Recent Posts

Acácio Pinto: «Jornalistas: esses “preguiçosos e patéticos” mensageiros!»

Acácio Pinto O deputado do PS, eleito por Viseu, Acácio Pinto, deixa aqui a sua opinião. Jornalistas:...

Carlos Bianchi: «O Novo Mapa Judiciário (1)»

Carlos Bianchi Carlos Bianchi, advogado, deixa aqui a sua opinião. O Novo Mapa Judiciário (1) «Nas...

Maioria PSD aprova proposta de orçamento da Câmara de Viseu

Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, apresentou hoje a proposta de orçamento...

Viseense com Progeria vai a Boston participar em ensaio clínico mundial

Cláudia Cláudia vive em Viseu, tem 16 anos. João vive em Portalegre e tem 11 anos. Em comum o facto...

Incêndios do Caramulo: Alegações finais do julgamento a 14 de Novembro

As alegações finais do julgamento dos dois acusados da autoria dos incêndios florestais registados...
Comentários Recentes
Um futuro para o interior. Grande lata Sr. deputado, "saibamos estar à altura das nossas responsabilidades e não defraudemos as su
Óptima organização. PARABÉNS! Só uma sugestão se me for permitida: o que acham da organização de um evento com a imprensa c
Este grupo vai longe, eu ja ouvi uma das suas originais e está espetacular. Boa sorte sonhos rotos.
Quem foi a Primeira pessoa a assinar contrato que seja de Nelas? Aonde está a comunicacao social?
Esta maltinha da JS continua a mesma... uma cambada de putos sem rumo que tudo criticam e em nada contribuem a não ser prás própr
Indicadores