Notícias de Santa Comba Dão

Acção de Angariação de Fundos para a Associação Mãos Unidas Padre Damião

O Largo do Município em Santa Comba Dão recebe, no próximo dia 17 de Junho, Domingo, uma acção de solidariedade para com a Associação Mãos Unidas Padre Damião que visa a angariação de fundos para a instituição e a implementação do espírito de solidariedade e fraternidade na população santacombadense.

A acção, que visa a montagem de um bolo gigante em forma de cachecol e com cerca de 30 metros e 200 quilos, de apoio à Selecção Nacional de Futebol, conta com o apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e com a organização e confecção da Pastelaria Salinas.

O corte oficial da iguaria está marcado para as 16:30 horas seguindo-se, pelas 17 horas, a actuação da Tuna de Santo Estêvão.

O programa do evento engloba, ainda, a transmissão do jogo Portugal X Holanda em ecrã gigante.


CPCJ de Santa Comba Dão promove campanha de ajuda com material escolar

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Santa Comba Dão, em estreita colaboração com a Câmara Municipal local, está a promover uma campanha de ajuda com livros e material escolar.

A campanha, destinada aos alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico e aos alunos do ensino secundário tem como objectivo central a criação de um “Banco Solidário” de livros e material escolar, em bom estado, que já não sejam utilizados.

Os pontos de recolha dos materiais e livros doados serão os próprios estabelecimentos de ensino onde funcionará, também, um espaço destinado ao armazenamento e separação dos manuais e material escolar para posterior entrega a alunos com maiores dificuldades económicas.

A entrega dos materiais deve ser feita pelos alunos ao professor titular de turma (primeiro ciclo) ou ao director de turma (segundo e terceiro ciclos e ensino secundário), até ao final do ano ou logo após a conclusão das aulas.

Todos os livros doados serão úteis à excepção dos seguintes, uma vez que haverá, no próximo ano lectivo, adopção de novos manuais:

- 3º ano – Língua portuguesa e Estudo do Meio
- 5º ano – Educação Física e Educação Musical
- 7º ano – todos os manuais serão adoptados
- 8º ano – Língua Portuguesa
- 9º ano – Matemática
- 12º ano – Matemática A e Português

 

Município de Santa Comba Dão disponibiliza gráfico ilustrativo de consultas dos Serviços de Obras Particulares dos Municípios da Região Dão Lafões ao Portal Autárquico da DGAL

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão disponibiliza, para consulta, o gráfico que ilustra as consultas feitas pelos Serviços de Obras Particulares dos Municípios da Região Dão Lafões ao Portal Autárquico da DGAL – Direcção Geral das Autarquias Locais, plataforma electrónica de consulta para todos os processos de obras que necessitem de pareceres externos aos serviços municipais.

Este portal é de consulta obrigatória mas é pouco utilizado por alguns municípios como se pode observar no gráfico.

A utilização do Portal permite uma resposta mais rápida, desmaterializada (ausência de papéis) e certificada, o que tem como consequência um melhor serviço aos cidadãos.

As entidades externas que são consultadas através do Portal Autárquico são as seguintes:

• EC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)
• ECA – Outras Entidades:
o REN – Reserva Ecológica Nacional
o Estradas de Portugal
o ARH – Administração de Recursos Hídricos do Centro
o IGESPAR

A utilização do Portal permite o cumprimento dos prazos de resposta aos munícipes.


Candidaturas da Profiacademus ao Programa Leonardo da Vinci aprovadas

No âmbito do Programa PROALV – Programa Sectorial Leonardo da Vinci, a Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão candidatou-se a quatro projectos que visam proporcionar aos alunos da instituição a possibilidade de efectuarem estágios curriculares e profissionais no estrangeiro, de forma a adquirirem novas competências que lhes permitam aprofundar os seus conhecimentos, bem como proporcionar a formação dos formadores da instituição num país estrangeiro.

Na sequência das candidaturas feitas a esse programa no início do ano de 2012, foram aprovados três projectos: Mobilidade de Pessoas para Formação Profissional Inicial (FPI) que visa a possibilidade de frequência de estágios com duração de dois meses, no estrangeiro,a alunos do terceiro ano, Mobilidade de Pessoas Presentes no Mercado de Trabalho (PMT) destinado a alunos do terceiro ano que terminaram o seu curso e, ainda, Mobilidade de Profissionais da Educação e Formação Profissional (PEFP) que se destina à formação dos formadores da Profiacademus num país estrangeiro.


Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão – Oferta Formativa Para o Ano Lectivo 2012 / 2013

A Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão encontra-se a promover a oferta formativa para o ano lectivo 2012 / 2013, nomeadamente, os cursos profissionais de nível IV que conferem equivalência ao 12º ano.

Para além dos cursos de que o estabelecimento de ensino já dispõe, destacam-se a abertura dos cursos de Técnico de Energias Renováveis – Variante de Sistemas Solares, Técnico de Manutenção Industrial / Electromecânica e Animador Sócio-Cultural.

Estes cursos conferem, ainda, aos formandos a frequência de estágios no país e no estrangeiro e apoios como bolsa de material escolar, alimentação, alojamento ou transporte.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser efectuadas junto dos Serviços Administrativos da Escola Profissional de Santa Comba Dão, através do endereço de correio electrónico: diretor.pedagogico@profiacademus.pt, por telefone através do número: 232 882 322 ou pelo telemóvel número: 96 37 03 496.


Festa de encerramento do ano lectivo da Universidade Sénior de Santa Comba Dão

O Cine-Teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebe, a 16 de Junho, Sábado, a Festa de Encerramento do Ano Lectivo da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, evento que conta com o apoio da Câmara Municipal, da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão e da APDEF – Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física.

Marcada para as 21 horas, esta festa, intitulada “Da Aldeia Para a Cidade” constitui um musical composto por dança, música e teatro interpretado pelo alunos da Universidade Sénior e que conta, também, com a participação de um grupo de crianças, o “FG Kids”, que frequenta as aulas de Dança Criativa do Ginásio FG e que vai interpretar momentos de dança.

“Da Aldeia Para a Cidade” incide sobre partes dos filmes portugueses antigos,
cujo actor principal é Vasco Santana e constitui uma homenagem a este actor e ao cinema português.
A festa será, também, constituída pela entrega dos diplomas aos alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão.



Partilhar
Artigos Relacionados
Autarquia de Viseu apoia alunos do 1º ciclo do ensino básico

Autarquia de Viseu apoia alunos do 1º ciclo do ensino básico

A Câmara Municipal de Viseu vai destinar 45 mil euros para a alimentação escolar de 1361 crianças do 1º ciclo do ensino básico, para o ano lectivo 2013/2014, Em relação ao anterior ano lectivo regista...
Secretário de Estado da Segurança Social inaugurou CAO e Lar Residencial da APPACDM em Vila Pouca

Secretário de Estado da Segurança Social inaugurou CAO e Lar Residencial da APPACDM em Vila Pouca

As instalações do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial da APPACDM situadas em Vila Pouca, resultantes de uma parceria entre a APPACDM e o Município de Santa Comba Dão, foram inau...
Expressart’ participou na Academia Artística de Verão

Expressart’ participou na Academia Artística de Verão

A Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão participou, entre os dias 15 e 19 de Julho, na Academia Artística de Verão promovida pela Filarmónica de Santa Comba Dão em colaboração c...
CLAS de Santa Comba Dão reuniu no Auditório Municipal

CLAS de Santa Comba Dão reuniu no Auditório Municipal

No passado dia 05 de Julho o Auditório Municipal de Santa Comba Dão recebeu a Sessão Plenária do Programa Rede Social do Conselho Local de Acção Social.A sessão foi conduzida por António José Correia,...
Hot & Cold (Spoon) vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Santa Comba Dão

Hot & Cold (Spoon) vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Santa Comba Dão

O Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebe,u na passada segunda-feira, a segunda edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio | Escolas Empreeendedoras da CIM Dão Lafões, da Comun...
Gala do Dia Internacional da Língua Materna realizou-se em santa Comba Dão

Gala do Dia Internacional da Língua Materna realizou-se em santa Comba Dão

O Município de Santa Comba Dão comemorou, no passado dia 22 de Fevereiro, Sexta-Feira, o Dia Internacional da Língua Materna, que se celebra anualmente a 21 de Fevereiro, com a realização de um espect...
S. Martinho para jovens e idosos em Santa Comba Dão

S. Martinho para jovens e idosos em Santa Comba Dão

Lenda de S. Martinho apresentada na Escola Básica 2/3 de Santa Comba DãoCom vista à comemoração do Dia de S. Martinho que se assinalou a 11 de Novembro, Domingo, a Biblioteca Municipal Alves Mateus e ...
Cerimónia de atribuição dos Prémios Columba decorreu em Santa Comba Dão

Cerimónia de atribuição dos Prémios Columba decorreu em Santa Comba Dão

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão foi palco, ao final da tarde do passado dia 19 de Outubro, Sexta-feira, da Cerimónia de Atribuição dos Prémios Columba relativos ao ano lectivo de 2011 / 2012 atri...
Município de Vouzela promove jornada de sensibilização sobre violência e maus tratos a idosos

Município de Vouzela promove jornada de sensibilização sobre violência e maus tratos a idosos

A Rede Social de Vouzela, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, vai organizar uma jornada de sensibilização subordinada ao tema “Paradig...
Marcha Nacional Contra a Fome e a Pobreza em Santa Comba Dão

Marcha Nacional Contra a Fome e a Pobreza em Santa Comba Dão

O Largo do Município de Santa Comba Dão é o ponto de partida para a Marcha Nacional Contra a Fome e a Pobreza em Portugal que se realiza pelas 15:30 horas do próximo dia 21 de Outubro, Domingo.Organiz...

Deixe um comentário

*

Empresas Mais
Zé da PinhaBrites MotoresJSF Estores
Euro ViseuLoja das Ajudas Técnicas
promotorD DuarteDifapauto
Correia MarquesYour Ad HerePublicite2

Motores
Parceiros
Opinião
Video
"Vox Visio – Coral" é um projecto criado em Viseu e direccionado para Crianças/Jovens, com idades compreendidas entre os 6 e 16 sem fins lucrativos.
Liga-te
Click para ver o tempo em Viseu, Portugal
Votação

Como acha que vai ser o mandato de Almeida Henriques na liderança da Câmara de Viseu?

Ver resultados

Loading ... Loading ...
Recent Posts

Viseu: faleceu o cantor António Albernaz

António Albernaz Faleceu hoje em Viseu, vítima de doença prolongada, o cantor António Albernaz....

Acácio Pinto: «É urgente uma “viragem” de Governo!»

Acácio Pinto O deputado do PS, eleito por Viseu, Acácio Pinto, deixa aqui a sua opinião. É urgente...

PSD de Viseu analisa Orçamento para 2015 da Câmara Municipal de Viseu

Tendo sido recentemente aprovados o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2015 da Câmara Municipal...

PS de Viseu questiona Director da Segurança Social sobre redução de pessoal

Adelaide Modesto A Concelhia de Viseu do Partido Socialista enviou uma carta ao Director do Centro...

Viseu: "Hospital do Rotundinhas" vai ao Parque da Cidade

O "Hospital do Rotundinhas" é um projecto de intervenção na comunidade organizado pelo Serviço de...
Comentários Recentes
Um futuro para o interior. Grande lata Sr. deputado, "saibamos estar à altura das nossas responsabilidades e não defraudemos as su
Óptima organização. PARABÉNS! Só uma sugestão se me for permitida: o que acham da organização de um evento com a imprensa c
Este grupo vai longe, eu ja ouvi uma das suas originais e está espetacular. Boa sorte sonhos rotos.
Quem foi a Primeira pessoa a assinar contrato que seja de Nelas? Aonde está a comunicacao social?
Esta maltinha da JS continua a mesma... uma cambada de putos sem rumo que tudo criticam e em nada contribuem a não ser prás própr
Indicadores